sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Educação Inclusiva


Certa vez me perguntaram na faculdade onde leciono, em uma das muitas aulas de linguagem de programação, como ensinar Java para um cego?
Nunca havia refletido sobre isso, mas, descobri uma oportunidade única, descobrir como ensinar um deficiente visual a programar um software para uma pessoa com visão. Existem muitas maneiras de se fazer uma pergunta para uma mesma resposta, como existe várias respostas para uma mesma pergunta. Como podemos ser diferentes sem deixarmos de ser quem somos?
Ser diferente é ser igual a todos, respeitar a diversidade educacional é papel fundamental para uma socidade justa e inclusiva.

Prof. Paulo Barreo
http://paulocbarreto.blogspot.com/

4 comentários:

  1. A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional.
    A inclusão escolar é para todos aqueles que se encontram à margem do sistema educacional, independente de idade, gênero, etnia, condição econômica ou social, condição física ou mental.
    A inclusão conceitua-se como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais, pessoas consideradas diferentes da comunidade a que pertença. Ela ocorre num processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam juntas, equacionar problemas, discutir soluções e equiparar oportunidades para todos.
    Incrementar a diversidade é promover a igualdade de chances para que todos possam desenvolver seus potenciais. No caso das pessoas com deficiência, devemos começar garantindo-lhes o direito de acesso aos bens da sociedade – educação, saúde, trabalho, remuneração digna etc.
    Quanto à inclusão no mercado de trabalho, o Instituto Ethos (2005) diz que é necessário assegurar as condições de interação das pessoas portadoras de deficiência com os demais funcionários da empresa e com todos os parceiros e clientes com os quais lhes caiba manter relacionamento. Não se trata, portanto, somente de contratar pessoas com deficiência, mas também de oferecer as possibilidades para que possam desenvolver seus talentos e permanecer na empresa, atendendo aos critérios de desempenho previamente estabelecidos.

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  2. Professor Paulo, você realmente trouxe uma reflexão muito interessante acerca da metodologia de aprendizagem mais adequada às pessoas com deficiência, pois é o sujeito da aprendizagem que nos orienta a respeito de qual a melhor metodologia de aprendizagem à ele. E isso não é apenas para a pessoa com deficiência, segundo os paramêtros do MEC, mas a todos os diferentes como disse a Professora Regina. Cada pessoa é única e cada um desenvolve/aprimora uma modalidade de aprendizagem. Sou uma Amante deste tema e estidiosa com muito prazer, e quanto mais eu estudo e busco conhecimento na área, mais tenho a certeza de que precisamos nos livrar das 'amarras' convencionais deste modelo de escola estabelecidas no século XIX para nos adequarmos aos nossos alunos. Vejo que a tecnologia é um instrumento que contribui para melhorar o acesso e motivar estes alunos do século XXI.

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  3. Professor Paulo, obrigada pelo video. Irei usá-los nas minhas aulas dos cursos de Educação Inclusiva.

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  4. Senhores, este video em conjunto com as palavras do professor Paulo Barreto me emocionaram......eu não consigo entender como existem pessoas que simplesmente ignoram os portadores de deficiência como se eles fossem um peso morto no mundo. Infelizmente o ser humano quando quer ser cruél e devastador. Amo meu cachorro....Professora Meire, parabéns por ser uma profissional séria e competente, de fato seu trabalho é digno de aplausos, ligar com pessoas especiais é maravilhoso, e devo imaginar o quanto você deve sofrer ao se apegar a estas criaturas de Deus e saber que muitos lá fora não apostam em suas capacidades....
    Professor Paulo, lindo texto, lindas palavras, realmente muito sábias....
    Um abraço meus queridos colegas acadêmicos.

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